Monte Belo

História

A Cidade

Monte Belo do Sul é uma pequena cidade de 2.564 habitantes (IBGE 2018), possui aproximadamente 70 km² e encontra-se a 618 metros acima do nível do mar. Tem por limites ao Norte, Cotiporã; ao Sul e ao Leste, Bento Gonçalves e ao Oeste, Santa Tereza. Ela foi colonizada a partir de 1877 por imigrantes italianos vindos de Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena e Beluno.

Monte Belo tem por características geográficas morros e colinas, cercados pelo Rio das Antas e seus afluentes, o que lhe dá atributos de altitudes e clima temperado, tornam a vitivinicultura o seu principal atrativo turístico e principal fonte de renda da população.

O município é considerado o Maior Produtor de Uvas Per Capita da América Latina com seus 2.270 hectares de parreirais e o maior produtor de uvas brancas do Estado do Rio Grande do Sul, cultivadas para a elaboração de espumantes.

atrações

Praça Padre José Ferlin

A encantadora e bucólica praça localiza-se junto à Igreja Matriz e é ponto de encontro dos moradores locais e sede de muitos eventos. Vale sentar-se num dos bancos junto ao chafariz que jorra água em tom de vinho.

acessar

Polentaço

Edições bianuais, em paralelo à Festa do Agricultor, há uma verdadeira festa, tematizada a partir da Polenta. O evento foi criado pelo Centro de Tradições Italianas, no ano de 1996, e valoriza a cultura da imigração.

acessar

Abertura da Vindima

Outro evento tradicional é a Festa de Abertura da Vindima que conta com distribuição de uvas, gastronomia, cursos de degustação de vinho, feira de produtos locais, jogos diversos, shows e o esperado desfile de carros alegóricos.

acessar

Vieni Vivere la Vita Festival

Na praça em frente à Igreja Matriz, você poderá vivenciar o prazer de um evento típico de cidade pequena, acolhedor, genuíno, descontraído e com charme italiano.

acessar

Igreja São Francisco de Assis

Cartão postal e símbolo máximo desta bela cidade, localiza-se no coração de Monte Belo do Sul. A Igreja com duas torres de 65 metros de altura homenageia o padroeiro São Francisco de Assis e foi inaugurada em 1965.

acessar
Brasão Monte Belo do Sul

Prefeitura Municipal
de Monte Belo do Sul
Secreria de Cultura e Turismo

Rua Sagrada Família, 533 - Centro
Cep 95718-000
Monte Belo do Sul /RS | Telefone: (54) 3457-2051